quarta-feira, 18 de maio de 2011

Tom Waits: O Charles Bukowski da música...



Tom Waits, multifacetado gênio do mundo artístico (cantor, compositor - poeta - e ator), através das suas composições, voz e estilo nada convencionais, é considerado por muitos críticos como o “Bukowski da música”. Posto isso, me pus a procurar nos vários álbuns dele uma música que retratasse, de fato, um pouco da literatura marginal do velho safado e que fizesse jus a essa fama. Procurei, procurei, procurei e, por fim, a encontrei. A canção ideal estava bem ali, no álbum Blue Valentine, de 1978, em que o Tom Waits traduz, com sua voz rouca e imbatível, como é passar o Dia dos Namorados totalmente sozinho.

A canção se chama Christmas Card From a Hooker in Minneapolis (Cartão de Natal de uma Puta de Minneapolis) e, para aqueles familiarizados com a obra do Bukowski, soa exatamente como um dos contos do velho. Triste - como quando ao acordar depois de uma noite de sexo fácil, uma solidão mortal vem e te fode a alma - mas também com uma certa esperança, como se, mesmo com relutância, a salvação estivesse por vir, a carta, também melódica e nostálgica, que o eu-lírico Charlie recebe de uma ex-amante que está na prisão, nos reserva algumas surpresas:



"Hey Charlie, i'm pregnant
"Hey Charlie, tô grávida
and living on the 9th street
e morando na 9ª avenida
right above a dirty bookstore
bem acima de uma velha livraria
of Euclid Avenue
da Avenida Euclides
and i stopped takin dope
larguei as drogas
and i quit drinkin whiskey
e acabei com as doses de uísque
and my old man plays the trombone
meu homem toca trombone
and works out at the track
e trabalha fora, na pista
and he says that he loves me
ele diz que me ama
even though its not his baby
mesmo que o bebê não seja seu
and he says that he'll raise him up
e diz também que vai criá-lo
like he would his own son
como se fosse seu próprio filho
and he gave me a ring
ele me deu um anel
that was worn by his mother
que foi usado por sua mãe
and he takes me out dancin
e ainda me leva pra dançar
every saturday night.
todo sábado à noite.
and hey charlie i think about you
e hey, Charlie, penso em você
everytime i pass a fillin station
toda vez que passo por qualquer oficina
om account of all the grease
por conta de toda aquela brilhantina
you used to wear in your hair
que você costumava usar em seus cabelos
and i still have that record
e eu ainda tenho aquele disco
of Little Anthony & The Imperials
do Little Anthony & The Imperials
but someone stole my record player
mas alguém roubou meu toca-discos
now how do you like that?
já pensou?
Hey charlie i almost went crazy
hey, Charlie, eu quase perdi a cabeça
after mario got busted
quando o Mario foi pego
so i went back to omaha to
então eu voltei para Omaha
live with my folks
pra morar com meus pais
but everyone i used to know
mas todo mundo que eu conhecia
was either dead or in prison
ou foi morto ou foi parar na cadeia
so i came back to minneapolis
então voltei para Minneapolis
this time i think i'm gonna stay.
dessa vez, acho que vou ficar.
Hey charlie i think i'm happy
hey Charlie, acho que tô feliz
for the first time since my accident
pela primeira vez desde o meu acidente
and i wish i had all the money
e como eu gostaria de ter toda aquela grana
that we used to spend on dope
que costumávamos gastar com drogas
i'd buy me a used car lot
eu compraria uma loja de carros usados
and i wouldn't sell any of em
e não venderia nenhum deles
i'd just drive a different car
dirigiria um carro diferente
every day, dependin on how
por dia, a depender do meu estado
i feel
de espírito
hey charlie for chrissakes
hey, Charlie, pelo amor de Deus
do you want to know the
você quer mesmo saber a
truth of it?
verdade nisso tudo?
i don't have a husband
eu não tenho marido algum
he don't play the trombone
ele não toca trombone
and i need to borrow money
o que preciso mesmo é de grana emprestada
to pay this lawyer
pra pagar esse advogado
and charlie, hey
e, Charlie, hey
i'll be eligible for parole
tô saindo em liberdade condicional
come valentines day..."
no próximo Dia dos Namorados..."


O Waits canta essa música em uma das suas melhores interpretações ao vivo, perdendo apenas para Chocolate Jesus. Deleite-se:


Triste e cômico. Just like our lives...

Nenhum comentário:

Postar um comentário